O que é Ateísmo?

Livre Pensamento, Humanismo e Ateísmo - Paulo Bitencourt

Por motivos óbvios, crentes em Deus têm concepções erradas sobre o Ateísmo, mais ou menos como os fundamentalistas bíblicos sobre a Evolução, quando perguntam: “Se o homem veio do macaco, por que ainda existem macacos?”. Infelizmente, também algumas pessoas que se consideram ateias não sabem o que é Ateísmo.
As duas concepções erradas sobre o Ateísmo:

  1. “Ateísmo também é religião.” [Dizem religiosos]
  2. “Ateísmo é negação da existência de Deus.” [Dizem religiosos e alguns ateus]

Religião é crença no sobrenatural: deuses, anjos, demônios, espíritos, Céu, Inferno, reencarnação, milagres, etc. Sobre essas coisas religiões têm doutrinas, compiladas em livros “sagrados”, de que inclusive não se pode duvidar. A Bíblia e o Alcorão, por exemplo, ensinam que quem duvida do que está escrito nesses livros deve ser morto. Na maioria dos países, ridicularizar religiões dá cadeia. Ademais, religiões ditam o que é certo e o que é errado e o que deve e o que não deve ser feito e exigem a prática de rituais.
Ateísmo é descrença de deuses. Descrença — e nada mais. (De fato, ateus descreem de só um deus a mais que religiosos.) Acreditar, por exemplo, em Papai Noel tem conteúdo: como ele é, onde vive, o que faz e o que quer. O contrário, ou seja, não acreditar em Papai Noel, não tem conteúdo. Se não tem conteúdo, não ensina coisa alguma. Da mesma forma, descrer de Deus não exige e não manda fazer coisa alguma, nem de bom nem de mau. Logo, não há como Ateísmo ser religião.
Ateísmo não é afirmar que “Deus não existe”, e sim que “Não há evidências de que Deus existe”. Da mesma maneira como não é impossível que o Papai Noel exista, não é impossível que Deus exista. No entanto — por falta de evidências —, não há motivos para acreditar em Deus.

  1. “Sou ateu porque Deus não existe.” [Errado]
  2. “Sou ateu porque não há motivos para crer que Deus existe.” [Certo]

Visto que acreditar em coisas de que não se tem evidências é besteira, em Deus também.
A propósito, se, como dizem judeus, cristãos e muçulmanos, é preciso ter fé para não acreditar em Deus — razão por que dele descrer seria religião —, então é preciso ter fé também para não acreditar, por exemplo, em Zeus. Javé, o deus da Bíblia, e Alá, o deus do Alcorão, são apenas dois deuses dentre os milhares de deuses das mais variadas religiões. Assim como judeus, cristãos e muçulmanos não veem motivos para acreditar nos deuses das outras religiões (pelo que, aliás, não perdem um segundo sequer de sono), ateus não veem motivos para acreditar nos deuses das religiões judaica, cristã e muçulmana.
A Bíblia, por exemplo, diz que “Sem fé é impossível agradar a Deus. Quem deseja se aproximar de Deus deve crer que ele existe” (Hebreus 11:6). Ora, se para crer em Deus é necessário ter fé, a própria fé é evidência de que Deus não existe. Se Deus existisse, não haveria necessidade de ter fé, pois da existência dele ninguém duvidaria.

“Ateísmo é resultado natural de honestidade intelectual.”
— Paulo Bitencourt(Perdendo Tempo Com Deus)